O Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) decidiu, nesta terça-feira (12), retornar ao trabalho, encerrando a greve iniciada em maio, de acordo com a executiva nacional do órgão.
Em comunicado, os servidores informam que vão assinar o acordo com a direção do IBGE, que inclui a recomposição do trabalho e pagamento dos dias parados da greve, além dos grupos de trabalho paritários sobre carreira/salários e trabalho temporário.
Uma reunião na sede do IBGE está marcada para hoje, no Rio de Janeiro, para a assinatura do acordo.
“Avançamos no debate nos últimos dias. Saímos da greve, mas não acabamos a luta”, disse a diretora-executiva do sindicato, Ana Magni. O sindicato fará uma campanha nacional para reintegração dos 189 funcionários terceirizados demitidos em todo o país por causa do movimento.
Por meio de nota, o IBGE afirmou que só se pronunciará após a assinatura do acordo. O instituto não respondeu quando atualizará as duas últimas pesquisas mensais de emprego, cujos resultados foram prejudicadas pela greve, que atrapalhou a coleta e análise de dados em Salvador e em Porto Alegre.
Desde o início, a categoria reivindicava principalmente equiparação salarial aos servidores de outros órgãos, como o Ipea. Mas o Ministério do Planejamento, ao qual o IBGE é vinculado, diz que não há possibilidade de mudanças salariais neste ano, citando que ainda está sob vigência um acordo até 2015 com a categoria.
IBGE encerra greve após acordo com direção do instituto
Nenhum comentário:
Postar um comentário