A partir desta sexta-feira (15), a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) adota novas ações para reforçar a segurança do Centro de Manaus, onde passam cerca de 100 mil pessoas diariamente, segundo estimativas da Polícia Militar.
De acordo com o secretário de Segurança Pública, Paulo Roberto Vital, entre as medidas, estão a instalação de duas câmeras de segurança, ligadas ao Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), que serão monitoradas, diariamente.
“As câmeras serão instaladas na área da Igreja Matriz e servirão para identificar de imediato alguma ocorrência e repassar para o policiamento mais próximo do local do fato”, afirma o secretário.
Vital destaca que a Praça da Matriz e a avenida Eduardo Ribeiro ganharão policiamento fixo de viaturas e motocicletas e acrescenta que, além das ações de polícia, com apoio da Prefeitura de Manaus, a área central irá receber serviços de poda de árvores e melhorias na iluminação, fatores que irão contribuir para a segurança no local.
Prisões do Centro
Segundo o comandante da 24ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), major Huoney Herlon Gomes, em julho, 50 pessoas foram presas no Centro, a maioria por envolvimento em roubos, furtos e tráfico de drogas. Ele destaca que a produtividade mostra a atuação dos policiais na área central da capital.
Ainda segundo o comandante, alguns casos de arrombamentos que ocorrem no período da noite, estão sendo identificados e geralmente praticados por moradores de rua.
Gomes destaca ainda que a 24ª Cicom atua em parceria com as associações comerciais e também com a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Centro.
O comandante ressaltou que grande parte dos roubos praticados no Centro envolve menores de idade, que são apreendidos. E informou que a 24ª Cicom está à disposição para atender os comerciantes e os moradores do Centro, além daqueles que passam pelo local.
Blitze e monitoramento
De acordo com Vital, a 24ª Cicom, que atende a área, já está realizando blitze para verificação de veículos e pessoas. “A segurança é algo permanente, mas que precisa de algumas adequações conforme as demandas vão surgindo. Nesse caso do Centro, vimos a necessidade dessa atuação”, conta.
O titular da SSP destaca que, por meio do Ciops, mais quatro câmeras externas que pertencem à Igreja Matriz, também serão monitoradas.
“Teremos seis câmeras sendo monitoradas somente ali naquela área, o que vai auxiliar os trabalhos da polícia. A igreja está contribuindo conosco nos fornecendo essas câmeras que eles já utilizam para monitorar a sua área externa”, concluiu.
Com informações da assessoria
Governo do Estado reforça ações de segurança no Centro de Manaus
Nenhum comentário:
Postar um comentário