Vereadores que tiveram suas emendas vetadas a Lei Orçamentário (LOA/2015), preparam suas defesas junto ao prefeito de Manaus Arthur Neto (PSDB). Parcialmente foram vetadas 26 emendas de 12 vereadores, os vetos entrarão em discussão na próxima semana na Câmara Municipal de Manaus (CMM).
Os vereadores têm até a próxima segunda-feira (18), para conseguir reverter à situação dos vetos, até agora dos 11 vereadores que tiveram emendas vetadas, somente Fabrício Lima (SDD) esteve com o prefeito para conseguir que 2% do orçamento do município sejam para os projetos do esporte.
“Estive com o prefeito na tarde desta segunda-feira (11), para pedirmos 2% do orçamento da prefeitura para que sejam investidos nos projetos de esporte da capital, temos vários espaços como complexos, ginásios e projetos que necessitam sair do papel, e para isso precisamos que o orçamento seja liberado, e com a conversa que tive com o prefeito creio que pelo 1,5% do orçamento pode ser direcionado ao esporte,” esclareceu Fabrício Lima.
Outros parlamentares já articulam defender suas emendas junto ao prefeito durante esta semana. O vereador Elias Emanuel (PSB) que possui emendas quanto à construção de Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD) em todas as zonas da capital e também a construção de instituições de creches para idosos, irá se reunir com o prefeito, pois acredita que essas emendas são essenciais para a cidade.
“Eu vou conversar com prefeito também, pois o veto à emenda que prevê a construção dos CAPS me preocupou bastante, devido ao número alto de mortes por problemas com o tráfico de drogas e dependência química que temos em Manaus e com a construção desses centros, pelo menos se cria ferramentas que podem frear essa dependência. E com o prefeito vamos tentar reverter esse veto, principalmente quanto aos CAPS, que é uma prioridade,” explicou Elias Emanuel.
Presidente da CMM, vereador Bosco Saraiva que teve 4 emendas vetados pela prefeitura, também irá defender suas emendas, assim que fizer uma análise dos vetos. “Eu ainda não tive tempo de analisar os vetos, vou verifica-los de forma coerente, pois acredito que o estudo feito pela secretaria de finanças é correta, eu tive 10 emendas apresentadas a LOA e por isso, ainda vou procurar ver quais que foram vetadas,” analisou Bosco Saraiva.
Bosco Saraiva também deixa claro que na próxima semana cada um dos vetos serão discutidos no plenário da Câmara, e todos os vereadores terão a possibilidade de defender suas ideias.
O veto parcial 008/2014 do Executivo Municipal tem o prazo de 15 dias, desde a última quarta-feira (6) para ser votado em plenário da CMM, as 26 emendas dos vereadores ao Projeto de Lei (PL) nº 113/2014, a Lei Orçamentária 2015. O veto já recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).
Por Geraldo Farias (EM TEMPO Online)
Vereadores articulam defesas de emendas vetadas a Lei Orçamentária de 2015
Nenhum comentário:
Postar um comentário